quarta-feira, 31 de outubro de 2012

POR DENTRO DA WRESTLEMANIA 28!


Era março deste ano. Os trabalhos no Esporte Interativo estavam intensos e seguindo muito bem. Parecia que não poderia melhorar, quando recebi o convite para fazer, pela primeira vez na minha vida, uma cobertura internacional de um evento. Mas não era um evento qualquer: uma grande viagem a Miami, Florida, para acompanhar o maior show da WWE, a Wrestlemania 28.
Recebi a notícia dessa grande oportunidade quando estava em Itanhandu, minha terra natal, e quando fazia compras em um supermercado. Foi uma surpresa muito boa! No dia seguinte eu já estava de volta ao Rio de Janeiro para os preparativos.
A data tão esperada chegou e viajei numa quinta-feira, dia 29 de março. Lá, já me esperava nosso produtor e especialista em lutas da TV, Wagner Silva. Juntos, preparamos dezenas de matérias especiais.
Assim, com toda a alegria de um fã da WWE e com a responsabilidade de um jornalista, lá estava eu, para o que desse e viesse! Pela primeira vez eu estava trabalhando e assistindo, in loco, a um show da WWE. E foi assim: Fan Axxess e Hall of Fame no sábado, Wrestlemania no domingo, e Super Show do Raw, na segunda-feira. Intensidade no máximo!
Hoje, eu tenho o prazer de disponibilizar pra vocês, aqui no meu blog, depois de passar na telinha do EI na época, esta matéria superespecial da cobertura dos 3 dias de evento na terra do Tio Sam. Espero que curtam e aguardo comentários:
                                                                           Parte 1


                                                                           Parte 2
 


  Parte 3 - tive que colocar em 
outro site por problemas técnicos - Acesse abaixo:



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ACONTECEU NO BELLATOR!

-->
Já tem bastante tempo que acompanho o mundo do MMA como um fã e apreciador. Vi muitas histórias de rivalidade surgindo ao longo da evolução desse esporte fascinante recheadas com provocações (trash talks), polêmicas, enfrentamentos fora do Cage e por aí vai. No entanto, de todas elas, uma história peculiar entre dois lutadores do Bellator Fighting Championship me chamou a atenção.
E os personagens principais desse embate são o brasileiro Thiago “Big Monster” Santos, e o americano Eric “The American Soldier” Prindle.
Mais curioso ainda é que essa história pode ser contada em 4 capítulos, e por enquanto, já que não chegou ao seu fim.  Vamos à saga então...
Eric Prindle sem condições de combate após sofrer golpe
Tudo começou em 26 de novembro de 2011, no Bellator 59, quando o GP dos pesos-pesados iria ser disputado entre os dois lutadores. Já no primeiro round de combate Thiago conseguia certo domínio quando acertou com um chute, de forma não intencional segundo a arbitragem, a genitália de Eric, ou mais conhecida como “caixa de câmbio”, enquanto  o americano estava no chão.  Para a tristeza dos expectadores a luta foi encerrada e considerada sem vencedor (no contest), e remarcada para outro dia, mais especificamente para o dia 16 de março de 2012, no Bellator 61. Começava-se a escrever o primeiro capítulo da rivalidade entre o brasileiro e o americano.
Então, próximo da data do combate, Eric Prindle foi acometido por uma gripe fortíssima, segundo informações da assessoria do evento, e não pôde enfrentar Thiago, que ficou sabendo do ocorrido um dia antes da pesagem. Sem titubear (e no desespero desnecessário), o presidente do Bellator, Bjorn Rebney, remarcou a luta para a sexta-feira seguinte, para o Bellator 62.
Apesar de ter afirmado que gostaria de enfrentar o americano a 100% de sua saúde para o outro não ter desculpas em caso de derrota, Thiago enfrentaria problemas com o controle de peso para a semana seguinte. E mesmo antes do capítulo dois terminar o terceiro começava a ser escrito.
Na semana da luta não deu outra, e Thiago não conseguiu baixar seu peso para os 120 kg para a decisão do GP dos pesados, cedendo o título da temporada ao americano, sem nem mesmo precisar subir no Cage circular. Vitória de Eric Prindle. Frustração para Thiago “Big Monster” Santos. Menos uma chance de cinturão para o Brasil, mas a história não acabaria por ali.
Eric Prindle chegou a disputar o cinturão com o então campeão Cole Conrad e acabou sendo derrotado no primeiro round por finalização. Quis o destino que isso acontecesse para que Eric voltasse ao final da fila para o recomeço da escalada, e lá embaixo estava o brasileiro, à sua espera.
Até então, 3 tentativas de confronto sem nenhum resultado prático. Era a chance da luta finalmente acontecer, e tudo foi marcado para o dia 5 de outubro deste ano, no Bellator 75. Thiago x Eric, na base do “agora ou nunca”, abrindo a sétima temporada do evento no GP dos pesados.
Chegou o dia da pesagem: os dois passaram. Veio o dia da luta: e os dois lá estavam dentro do Cage, finalmente. Parecia tudo certo quando o gongo soou, e como no primeiro confronto, Thiago estava dominando, até que....
Thiago Santos acabou fraturando a pelve após golpe ilegal
...Eric Prindle acertou o brasileiro com um chute na “caixa de cambio”, atingindo-o com o calcanhar. Seria o troco do primeiro encontro?
Neste quarto capítulo da saga, o brasileiro veio a levar a melhor, pelo menos no resultado final, segundo a arbitragem, que declarou o golpe ilegal e intencional, desclassificando o americano.
Thiago teve que sair carregado do Cage. Apesar de classificado para a próxima fase, sobretudo, o pior ainda estava por vir. Big Monster foi diagnosticado com uma fratura pélvica devido ao golpe. Agora é dúvida para semi-final do GP que acontece no dia 2 de novembro.
O mais engraçado nisso tudo, é que a história entre os dois ainda não foi resolvida. É a primeira vez que quatro tentativas de luta não consegue ser acertada de uma forma justa e dentro das regras. E quem leva a melhor com isso tudo? Na minha opinião, nem o público e muito menos os lutadores. Talvez o Bellator leve algo de bom dessa história que ainda pode ter um quinto capítulo. Agora, se será o último, o passado mostra que não podemos afirmar mais nada.

Luiz Prota, PhD
www.twitter.com/luizprota 
www.facebook.com/luizprotaei 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

UFC Rio 3: preocupação até o último minuto!

-->
Está chegando o momento tão esperado do último evento do ano do UFC no Brasil, o UFC Rio 3.
Muitos problemas marcaram o card principal com as perdas de Erick Koch, José Aldo, Rampage Jackson e Alan Belcher devido às lesões, e mais recentemente o problema de saúde de Gerônimo Mondragon, após ser diagnosticado como portador do vírus da hepatite B.
Em especial, um cidadão chamado Dana White, nada mais nada menos que o presidente da franquia,  deve estar preocupado, e assim ficará até a noite de sábado quando tiver a certeza de que ninguém mais se machucou e que tudo foi um sucesso.
Mr White ainda deve muito aos nossos lutadores Anderson Silva e Rodrigo Minotauro e aos seus adversários que aceitaram a luta em cima da hora, os americanos Stephan Bonnar e Dave Herman, e que salvaram a noite, a alegria e o orgulho dos brasileiros em receber mais uma vez o maior evento de MMA do mundo.
Apesar de não ter nenhum cinturão em disputa, como aconteceria se José Aldo lutasse contra o americano Frank Edgard, o evento traz dois dos maiores ídolos nacionais mais uma vez para o Rio de Janeiro e a chance de espetáculo é garantida!!!
O treino aberto for realizado com sucesso na Lapa, e os atletas se mostraram muito bem preparados e a até então sem problemas físicos. Com o corte de peso se intensificando para a pesagem desta sexta-feira (12/10), a chance de lesões aumenta e nada está garantido para a peleja de sábado a noite.
Após tantos problemas com substituições em cima da hora para o UFC Rio 3, Dana White com certeza deve estar se perguntando: “Quem será o próximo?”, mas nesta altura da história, acredito que ninguém gostaria de decepcionar o Big Boss e as chances apesar de pequenas, ainda existem. Espero não termos más notícias até os grandes confrontos acontecerem. 
Erik Koch, Rampage Jackson, José Aldo e Alan Belcher, no mini-octógono. Dana White, colocando as luvas.
    
Luiz Prota, PhD
*Daniel Tavares, designer e grande amigo, foi convidado para fazer essa charge sensacional para o post de hoje. Ele estará com a gente de hoje em diante em diversos outros textos.